Portuguese edit

 
Portuguese Wikipedia has an article on:
Wikipedia pt

Alternative forms edit

Etymology edit

Borrowed from Old Tupi tatuûasu.[1] By surface analysis, tatu +‎ -açu.

Pronunciation edit

  • Rhymes: -u
  • Hyphenation: ta‧tu‧a‧çu

Noun edit

tatuaçu m (plural tatuaçus)

  1. (Brazil) giant armadillo (Priodontes maximus)
    Synonym: tatu-canastra
    • 1894, Cavalcanti de Albuquerque, “Noticia sobre a fauna”, in Relatorio da Commissão Exploradora do Planalto Central do Brazil, Rio de Janeiro: H. Lombaerts & C., pages 325–326, column 1:
      O tatú canastra dos Goyanos, tatú açú dos indios e dasypus gigas de Cuvier, o tatú verdadeiro (D. Gilvipes), o tatú péba ou papa defuntos (D. Setosus) eo tatú bola (D. Conurus) moram nos chapadões e, em numero bastante crescido, o verdadeiro e o peba .
      (please add an English translation of this quotation)
    • 1984, Eurico Santos, Entre o gambá e o macaco: vida e costumes dos mamíferos do Brasil[1], Belo Horizonte: Editora Itatiaia, page 106:
      Caçam o tatuaçu já para lhe comer a carne, já para utilizar a armadura óssea em ornamentos, aliás de mau gosto.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2008 October 27, Isadora de Afrodite, “Escavador de unhas poderosas”, in WWF Brasil[2], Brasília, archived from the original on 2024-03-03:
      O tatu canastra (Priodontes maximus), também conhecido como tatu-açu ou tatu-carreta, é o maior dos tatus que ainda habitam o planeta.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2012, Rui Barbosa, “O perdigueiro e o tatu-açu”, in Viana Filho, compiler, Antologia, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, →ISBN, page 135:
      [] sondando com a vista aguda o panorama, que se lhe estendia debaixo dos olhos, deu, ao longe, com um vulto, que se mexia entre as sepulturas. Estremeceu. Fitou bem a pupila. Não havia dúvida. Era um tatu-açu, um tatu gigante, que se fartava em uma cova.
      (please add an English translation of this quotation)

References edit

  1. ^ Eduardo de Almeida Navarro (2013) “tatuûasu”, in Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil (in Portuguese), 1 edition, São Paulo: Global, →ISBN, page 468, column 1

Further reading edit