Portuguese

edit

Etymology

edit

From carimbo (stamp) +‎ -ar, from Kimbundu kirimbu.

Pronunciation

edit
 
 

  • Hyphenation: ca‧rim‧bar

Verb

edit

carimbar (first-person singular present carimbo, first-person singular preterite carimbei, past participle carimbado)

  1. to stamp (give an official marking to, generally by impressing or imprinting a design or symbol)
    Synonym: sinetar
    Carimba o teu passaporte na alfândega.
    Stamp your passport in the customs.
  2. (Brazil, soccer slang) to kick or hit something very strongly
    O jogador carimbou a bola.
    The player kicked the ball strongly.
  3. (Brazil, chiefly pajubá) to poz (to infect someone with a sexually transmitted disease)
    Synonym: gongar
    • 1995 November 12, Alexandre Fleming Câmara Vale, quoting Kelma, No escurinho do cinema: cenas de um público implícito, São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, published 2000, →ISBN, page 130:
      E a “maldita” ou “sidinha”, dizia Kelma, que há cinco anos é soropositivo, “é uma praga que não poupa ninguém, quem faz vida tem que se amar, para poder amar ao próximo, não pode sair por aí ‘gongando’ ou ‘carimbando’ ninguém.
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2020 August, Victor Hugo de Souza Barreto, quoting Felipe, “Responsabilidade, consentimento e cuidado. Ética e moral nos limites da sexualidade”, in Sexualidad, Salud y Sociedad, number 35, Rio de Janeiro: Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, →DOI, page 202:
      Outra coisa, você até pode ter o fetiche de carimbar ou ser carimbado, mas como que isso é possível hoje em dia? Quem é soropositivo, toma o coquetel, fica com carga viral indetectável e não transmite a doença; quem não é soropositivo toma PEP ou PrEP e não pega!
      (please add an English translation of this quotation)
    • 2022 September 23, Renan Gomes de Moura, Davi Jose de Souza da Silva, quoting Alberto, “O Segundo Armário: O Estigma De Ser Gay e de Conviver com HIV/AIDS no Ambiente De Trabalho”, in Encontro da ANPAD[1], number 46, Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, unnumbered page:
      Aí eu virei para a minha amiga e falei: Você não sabia que ela tinha AIDS? Aí ela virou pra mim: “Você não sabia, bicha? A culpa não é dele não, você mereceu. Ele te carimbou”.
      (please add an English translation of this quotation)

Conjugation

edit
edit